Ancestors

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 08:58

Ao ver o entusiasmo com que os meus colegas aderem a ferramentas como o ChatGPT e o MagicSchool para automatizar o seu trabalho, fico a sentir-me convencido e arrogante, por achar que ainda consigo planificar aulas, avaliar alunos ou desenvolver atividades sem ter de perguntar à IA.

=> More informations about this toot | More toots from arturcoelho@masto.pt

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 09:06

@arturcoelho espero bem que não estejam a usar para corrigir coisas, cada vez percebo menos as pessoas

=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 09:11

@catarinac Destranquiliza-te: estão. Mas nem estão a fazer a coisa mal, tenho uma colega de português que usa as capacidades do gpt para decifrar a letra manuscrita dos alunos. Algo que faz sentido.

O problema é quando se perde a noção das coisas. "Quem nunca quis conversar com Camões", ouvi ontem numa partilha de práticas. O projecto era chatbots a imitar figuras históricas para os miúdos interagirem. Por si só, boa ideia, mas há que sublinhar que estamos a trabalhar com simulacros.

Toot

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 09:13

@arturcoelho GDPR? eu sei em portugal ninguem aplica leis, mas tenho quase a certeza que nõa se pode fazer, pelo menos sem autorização dos donos dos trabalhos, e a responsabilidade pode ser da escola. é melhor alguém confirmar, eu tenho ordens para nunca o fazer

Descendants

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:18

@catarinac eu nas minhas peças entregues em tribunal tenho um parágrafo a dizer que não autorizo o tratamento das mesmas por IA/LLM, e que faço questão de exercer os meus direitos enquanto autor contra quem os violar, nomeadamente com essa finalidade. Os miúdos têm de começar a fazer o mesmo... Estão a imaginar uma base de dados com a letra do aluno? É que eu, que punha o meu nome completo e número de aluno no topo dos trabalhos, testes e exercícios porque os professores me pediam, tenho noção que uma tecnológica qualquer passa a poder criar uma base de dados que liga as duas coisas num só sítio... nem falo de a IA/LLM se alimentar com o conteúdo do trabalho para depois o poder vender ou "vomitar" a terceiros...

insistir @arturcoelho

=> More informations about this toot | More toots from jt_rebelo@ciberlandia.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:31

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho isso soa a encantamento mágico, tenho muitas dúvidas do valor legal disso.

É preciso não esquecer que a Lei já prevê a possibilidade de mineração e de texto e dados para fins de investigação, sem necessidade autorização.

=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:36

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho além de isso não me parecer um procedimento que seja legalmente reconhecido em tribunal como o procedimento legal próprio para esse fim. O Direito de Autor, funciona pela negação a outros de direitos que sejam exclusivos do autor, como o de escolher o fim para o qual as obras são usadas, pelo que me parece também redundante.

=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:46

@DiogoConstantino não sou o único (incluindo escritórios que só fazem PI e Direitos de Autor, foi com quem aprendi) e estou precisamente a recusar fins diferentes da prática de um acto jurídico concreto, que é a apresentação de uma peça processual. Os tribunais estarão a usar (de acordo com o Ministério da Justiça) IA/LLM para analisar peças processuais e "facilitar o trabalho dos juízes", mas fazem-no através do software de uma empresa privada que sabe-se lá o que fará com os dados todos a que tem acesso (nem falo no respeito, ou não, pelo RGPD).

@catarinac @arturcoelho

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:41

@DiogoConstantino sim, alimentar IA/LLM deve ser investigação. Entretanto não consigo tirar fotocópias integrais de livros esgotados em todo o lado por causa da SPA (ainda na Universidade precisei da autorização expressa de um Professor Catedrático de Coimbra para fotocopiar um livro que não tinha edições desde a década de 80 do século XX) a não ser num vão de escada.

Estão a investigar, que é como quem diz a roubar tudo e todos sem pagar o que devem para utilizar e vender a terceiros o que quiserem (no caso do ChatGPT, a 200 dólares o mês e a perder dinheiro ainda assim).

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:44

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho a culpa não é da SPA, é da reprografia.

Note-se que permitir mineração de dados e texto, para fins de investigação, não significa que depois usar para fins comerciais seja legal.

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:50

@DiogoConstantino a culpa é da SPA, que imprimiu a ideia que há um limite à reprodução de livros protegidos por direito de autor. Vai a qualquer reprografia digna desse nome (não de vão de escada) e verás um anúncio, maior ou menor, com os "Dez Mandamentos" da SPA (ipsis verbis, mesmo sem referências à SPA) sobre os limites à reprodução de livros. Se tivesse mais tempo hoje até deixava aqui pelo menos 5 fotografias de diferentes reprografias. E possivelmente trazia 5 relatos diferentes de "fiscalizações" da SPA, qual polícia económica.

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:51

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho para mim a culpa é também de quem come merda e pede mais, que é o que as reprografias fazem. Toda a gente já viu isso, mas isso não me faz pensar menos que quem nas reprografias aceita isso tem um cérebro.

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:53

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho eu odeio a SPA, mas também não gosto dos esbirros.

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:56

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho já agora, eu também odeio profundamente a GDA (artistas), a APEL (editores e livreiros), etc...

E sinto o mesmo por todos os que são seus membros/clientes. Um ódio e desprezo profundo, que passa por desejar o falhando catastrófico dos seus negócios (incluindo os grupos de média que deles fazem parte e os seus OCS).

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:57

@DiogoConstantino um amigo faz questão de, para fins de investigação, obter as obras desses todos. Se não forem associados, faz um esforço para comprar.

@catarinac @arturcoelho

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:56

@DiogoConstantino tem cérebro e tem de pensar nos custos com os processos milionários que são apresentados pela SPA. Nisso, como na música (há aquele caso muito conhecido do restaurante no Norte encerrado pela Audiogest ou lá quem foi por causa de uma música da Madona na MTV tocada em colunas no exterior, anos nos tribunais e dezenas de milhares de euros depois, a empresa de gestão de direitos nem representava ninguém, mas o restaurante foi-se). Típico dos rentistas actuais.

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:57

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho por acaso acho que nesse caso o restaurante estava de facto a violar a Lei.

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:04

@DiogoConstantino olha que devemos estar a falar de restaurantes diferentes, ou de decisões não transitadas em julgado, mas graças ao lixo da Ignorância Artificial não estou a conseguir encontrar a notícia do Acórdão final... lembro-me do vocalista dos Blind Zero todo revoltado, se sabes quem são os "donos" dele, imaginas o resultado.

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 10:05

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho passar música num restaurante sem licença é ilegal, não interessa qual o restaurante.

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:12

@DiogoConstantino não era música, amplificaram o som da televisão (no canal da MTV, salvo erro) com umas colunas. Isto foi antes de uma acção que deu em envio prejudicial do Tribunal da Relação de Coimbra, a pedido da SPA, para o TJUE e que apoiou a SPA a ser o monstro que é hoje (96 euros de cada vez).

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 10:13

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho A MTV passa o quê?

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:18

@DiogoConstantino agora? Pouca ou nenhuma música, mas na altura passavam música. Mas do ponto de vista legal e judicial à época, era diferente tocar/amplificar rádio ou fazer isso com TV. Lá está, a SPA, quejandos e seus esbirros conseguiram rendas com o entendimento (que foram eles quem mudou a nível europeu) que TV e rádio em espaços abertos ao público são a mesmíssima coisa.

@catarinac @arturcoelho

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 10:49

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho Basta ser uma. Não faz diferença, nunca fez.

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:50

@DiogoConstantino se assim fosse não tinhas tido duas decisões nacionais com jurisprudência anterior a dizer que eram coisas diferentes e uma europeia a alterar esse entendimento.

@catarinac @arturcoelho

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 11:25

@jt_rebelo a MTV ainda passa música? @DiogoConstantino @catarinac

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 11:28

@arturcoelho o genérico de Ridiculousness conta? (Agora a sério, é quase nenhuma, quase só o programa que está a dar agora mesmo, com os Tops 10 e 20, o "Into The Music" e uns programas que se percebe que são obrigados a dar em que põe artistas portugueses a falar de música em Portugal, mas o canal secundário, MTV00's, não dá mais nada).

@DiogoConstantino @catarinac

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 10:23

@jt_rebelo estou contgo nesta, e neste caso, menores há o problema adicional de estarmos a decidir por eles sem lhes dar a opção de não estar envolvidos, e sem saber para que pode ser usada no futuro. Como disse, estou estritamente proibida de o fazer pela data protection officer da universidade @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:24

@catarinac diz-me que não estás em Portugal sem dizeres que não estás em Portugal.

@DiogoConstantino @arturcoelho

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 10:27

@jt_rebelo 😄 pois, mas isto foi um bom lembrete para falar com a directora da escola da criança, tal como não quero fotos não vou querer dados a alimentar LLMs, no minimo pedem autorização (que não dou) @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:33

Para assustar toda a gente, passou pela minha TL há pouco:

https://fedihum.org/@lavaeolus/113842459724961937

@catarinac @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 11:24

@jt_rebelo isto é nojento @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by bk lisboa :mastodon: on 2025-01-17 at 11:31

@jt_rebelo @catarinac @DiogoConstantino @arturcoelho chalupas a usarem a Anne para distorcer a história é mesmo o fundo do fundo

=> More informations about this toot | More toots from bklisboa@masto.pt

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 11:39

Ai, que vou provocar-vos chiliques. usar chatbots a simular personagens históricas é uma prática pedagógica bastante normalizada.

Ontem, por Leiria, numa paritlha de práticas organizada pela Direção Geral de Educação (link: https://www.facebook.com/photo?fbid=10234115693689900&set=pcb.10234115701250089 eu sei, fb, mas no meu mundo, enraizou-se).

@bklisboa @jt_rebelo @catarinac @DiogoConstantino

=> View attached media

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 11:44

@arturcoelho mas as pessoas sabem que eles mentem e inventam a brava certo? não é uma enciclopedia com voz @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 11:52

@catarinac não, não sabem. a esmagadora maioria das formações para docentes que há por aí estão focadas no mero uso acéfalo de ferramentas.nem os formadores que as dão têm, na sua maioria, capacidade intelectual para o fazer (estou a soar arrogante, lamento). é por isso que, nas que estou envolvido:

(é a quarta turma que lecciono, junto com um colega, a formação é a quatro mãos, esta turma com 60 formandos).

@bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

=> View attached media

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 12:11

@arturcoelho é semelhante noutros lados, mais uma pessoa que me diga que é como a calculadora já só com um "pois, se queres mesmo acreditar nisso", há outro podcast que te pode interessar, ainda não ouvi tudo,

https://shows.acast.com/the-data-fix

@bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 12:17

@catarinac não ouço podcasts... só se tiverem transcrições (o tempo que demoro a ler é bem menor do que ouvir falar, sim, sou um desses :) ) @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 12:19

@arturcoelho olha que giro, nem no carro? eu é quando estou a fazer outras coisas @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 12:46

@catarinac no carro é antena 2. @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 13:05

@catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo isso é o que a maior parte das pessoas faz, aproveita o facto de não ser preciso atenção totalmente focada no podcast, e ser conteúdo "on demmand" com uma experiência de audição controlada pelo utilizador, para ouvir em viagem ou enquanto faz limpezas, passeia o cão, faz exercício, etc...

Written by vascorsd on 2025-01-17 at 14:02

@catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino só pa espalhar caos na thread, também não consumo podcasts. Já tentei. Mas eu não consigo ouvir e processar o que tão a dizer se não tiver focado 100% no que ta a ser dito.

Podem continuar com o resto que gosto de ler :blobpeek:

=> More informations about this toot | More toots from vascorsd@mastodon.social

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 14:25

@vascorsd conheço alguém que é o que faz quando a conversa a mesa não lhe interessa 😄 , eu já tinha reparado que tem sempre o auricular do telefone posto mas nem sabia para que era @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by António Manuel Dias on 2025-01-17 at 14:37

@vascorsd @catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

+1

Podcasts, livros em áudio, tutoriais em vídeo... desculpem, mas não sou capaz. Prefiro tudo escrito, para ler à velocidade a que o meu cérebro é capaz de processar a informação (depende de muitas variáveis, não é constante) e voltar facilmente atrás sempre que necessário, quer seja uma frase, um parágrafo ou um capítulo inteiro.

=> More informations about this toot | More toots from ammdias@masto.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 14:54

@ammdias @vascorsd @catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo nada contra a leitura, mas os podcasts podem ser ouvidos a qualquer velocidade, parados/interrompidos e repetidos as vezes que forem precisas, nos momentos que forem mais oportunos.

Written by António Manuel Dias on 2025-01-17 at 17:18

@DiogoConstantino @vascorsd @catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo

Compreendo quem assim pensa mas não, não tem nada a ver. Olhas para uma página e os teus olhos encontram o que procuram. O mesmo quando folheias um livro para trás, à procura da passagem que vai esclarecer a dúvida que surgiu mais à frente. Em áudio, ou vídeo, isso é impossível. Tens que ir recuando esperando ter a sorte de acertar num sítio que dê para ouvir tudo de novo. E esperando perceber a dicção de quem lê.

Written by António Manuel Dias on 2025-01-17 at 17:25

E quando, de repente, se encontra uma palavra que não se conhece ou se deixa passar ou vai-se ter uma grave dificuldade em procurá-la no dicionário, porque não se sabe como se escreve (em português não é tão complicado como inglês, por exemplo).

Podcasts são bons para programas estilo conversa de rádio, que se pode estar a ouvir como uma conversa de fundo, enquanto se faz outra coisa, não para obter informação.

Written by António Manuel Dias on 2025-01-17 at 17:27

Ou então é o meu cérebro, que apenas consegue executar uma tarefa de cada vez. A sério, nem sequer enquanto estou a conduzir gosto de ter programas de conversa no rádio! 😁

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 18:45

@ammdias @vascorsd @catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo quase todos os podcasts são conversas.

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 18:44

@ammdias @vascorsd @catarinac @arturcoelho @bklisboa @jt_rebelo não é preciso sorte, só insistência, e nos podcasts há capitulos. Ouvir podcasts é como ouvir uma conversa coisa que somos capazes de fazer até antes de saber ler.

Written by Personne on 2025-01-17 at 12:27

@arturcoelho @catarinac @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Eu às vezes uso o VLC para ouvir ao dobro da velocidade.

=> More informations about this toot | More toots from per_sonne@ciberlandia.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 12:33

@per_sonne @arturcoelho @catarinac @bklisboa @jt_rebelo o @AntennaPod permite escolher qual a velocidade a que queres ouvir.

Written by Personne on 2025-01-17 at 12:34

@DiogoConstantino @arturcoelho @catarinac @bklisboa @jt_rebelo @AntennaPod

Não costumo usar o Antennapod no computador, só o Gpodder.

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 13:03

@per_sonne @arturcoelho @catarinac @bklisboa @jt_rebelo @AntennaPod a maior parte das pessoas também não ouve podcasts no computador, mas sim no telemovel/carro enquanto está em viagem ou a realizar outras actividades.

Written by Personne on 2025-01-17 at 13:57

@DiogoConstantino @arturcoelho @catarinac @bklisboa @jt_rebelo @AntennaPod

Je ne suis pas Monsieur-tout-le-monde.

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 12:47

@catarinac sim, essa da calculadora... e a outra metáfora, "ah, quando apareceu a máquina fotográfica..." @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 12:57

@arturcoelho essa ainda não ouvi 😄 @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 12:59

@catarinac essa vem dos lados da malta da "a IA é arte". @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 13:03

@arturcoelho ah, sim, tal como a cama da Tracey Emin @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by bk lisboa :mastodon: on 2025-01-17 at 12:18

@arturcoelho @catarinac @jt_rebelo @DiogoConstantino claro que não sabem. Parece que estou a ver a minha mãe a papar essa treta toda. as pessoas nem para as redes estavam preparadas, imagina AI

=> More informations about this toot | More toots from bklisboa@masto.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 12:32

@bklisboa @arturcoelho @catarinac @jt_rebelo redes de pesca? ou daquelas para dormir uma soneca?

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 11:29

@catarinac também sejamos equilibrados. grande parte do meu trabalho como formador é despertar os meus colegas para as questões éticas e legais da IA. porque vão usar, já o estão a fazer. e confesso, o exemplo que eu te dei? faz para mim todo o sentido. tal como hoje não encontras nenhum docente que não atribua avaliações sem ter por base um registo em folha de cálculo com contabilização, pesos e ponderações por fórnula de cálculo, @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 11:34

@arturcoelho neste ponto tenho mesmo ideia que não devemos facilitar, posso recomendar 2 livros: (aqui vai mesmo que não queiras 😄 )

Resisting AI de @ danmcquillan@kolektiva.social

e o mencionado no fundo desta pagina

https://blogs.lse.ac.uk/inequalities/2024/05/01/todays-colonial-data-grab-is-deepening-global-inequalities/

Mas sem duvida que estarem conscientes das regras e problemas legais é boa ideia, o resto tb seria, a exploração, o colonialismo, e os efeitos no clima

@jt_rebelo @DiogoConstantino

Proxy Information
Original URL
gemini://mastogem.picasoft.net/thread/113842927212410222
Status Code
Success (20)
Meta
text/gemini
Capsule Response Time
629.96033 milliseconds
Gemini-to-HTML Time
34.696587 milliseconds

This content has been proxied by September (3851b).