One should not judge a moth for being attracted to the flame. People flocking to Rednote are probably just seeking their dopamine fix, and addicts are rarely rational.
How we got here is a more interesting question. How did we become so addicted to dopamine slot machines, and how do we still downplay it so much?
"Oh the internet is not an addiction, it doesn't have the consequences like other addictions". What if the consequences are societal, and not individual? Mental and not physical.
=> More informations about this toot | More toots from smaisidoro@masto.pt
@smaisidoro o nervosismo das pessoas se esquecem o telemóvel ou ficam sem bateria. Sentem-se literalmente sem rede .. e caramba, nós crescemos sem rede (falo de pessoas da nossa faixa ou mais velhas).
=> More informations about this toot | More toots from bossito@mastodon.social
@smaisidoro mas atenção, às vezes sou uma dessas pessoas 😅 e era ultra viciado no Twitter que em boa hora deixei. O Mastodon foi a minha nicotina em penso, mas agora há alturas em que até me esqueço do Mastodon e isso é fixe
@bossito eu tenho medo de me esquecer do telemóvel num sítio qualquer, mas não é por causa das redes sociais, é pelas apps de serviços como bancos e autenticação por SMS @smaisidoro
=> More informations about this toot | More toots from snowgaze@masto.pt
@snowgaze Isso sim é dramático. Se perdesse o telemovel nem teletrabalho conseguiria fazer, pois a minha empresa autentica assim o acesso à VPN interna
@bossito @smaisidoro
=> More informations about this toot | More toots from nelsonavatar@masto.pt
@bossito Tinha o mesmo problema com o Twitter e a saída mudou muito a forma como uso as redes sociais. Foi mesmo uma desintoxicação.
Compreendo que quem usa como plataforma de negocio o Tiktok nos EUA é difícil ter uma alternativa no curto prazo, mas para o resto só tenho a dizer que procurem a próxima best next think
@smaisidoro
=> More informations about this toot | More toots from nelsonavatar@masto.pt
@nelsonavatar
pelos vistos é o rednote, as in, pequeno livro vermelho ahaah
@smaisidoro
@nelsonavatar @bossito @smaisidoro Eu desde que comecei a mudar comportamentos de mudança tipo (sair do twitter para o mastodon/bluesky) tem sido em dominó a mudar de serviços/aplicações
Gmail->proton/tuta
Windows->Linux
E agora estou em processo de mudar do whatsapp para o Signal
:-)
=> More informations about this toot | More toots from portugalense@masto.pt
@portugalense
algumas contas são difíceis de apagar, por todos os contactos etc.. ando a apostar em usar o menos possível e não publicar no instagram, além disso dessegui tudo o q não era contacto pessoal. Contas institucionais foram todas à vida, mesmo de ONGs. No facebook nem me dei ao trabalho pq é tão raro lá entrar, mas tb não quero apagar pra já.
@nelsonavatar @smaisidoro
@bossito @nelsonavatar @smaisidoro eu nunca tive uma conta de facebook ou de instagram logo essas 2 para mim nao sao problema mas percebo a complicação de mudar :-)
=> More informations about this toot | More toots from portugalense@masto.pt
@bossito é basicamente "separation anxiety", porque nos condicionamos todos a estar acessíveis imediatamente, a toda a hora, com um sentimento de segurança.
Nos meus teens já tinha telemóvel e SMS, mas sinto-me privilegiado por ter brincado, sozinho, sem contacto durante a infância - a minha mãe assobiava (que se ouvia pela aldeia inteira) para eu voltar para casa.
Pelo menos sei o que é, mas acho que a geração seguinte já cresceu sem saber o que é solitude (no bom sentido) verdadeira :/
=> More informations about this toot | More toots from smaisidoro@masto.pt This content has been proxied by September (ba2dc).Proxy Information
text/gemini