Ancestors

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 08:58

Ao ver o entusiasmo com que os meus colegas aderem a ferramentas como o ChatGPT e o MagicSchool para automatizar o seu trabalho, fico a sentir-me convencido e arrogante, por achar que ainda consigo planificar aulas, avaliar alunos ou desenvolver atividades sem ter de perguntar à IA.

=> More informations about this toot | More toots from arturcoelho@masto.pt

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 09:06

@arturcoelho espero bem que não estejam a usar para corrigir coisas, cada vez percebo menos as pessoas

=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 09:11

@catarinac Destranquiliza-te: estão. Mas nem estão a fazer a coisa mal, tenho uma colega de português que usa as capacidades do gpt para decifrar a letra manuscrita dos alunos. Algo que faz sentido.

O problema é quando se perde a noção das coisas. "Quem nunca quis conversar com Camões", ouvi ontem numa partilha de práticas. O projecto era chatbots a imitar figuras históricas para os miúdos interagirem. Por si só, boa ideia, mas há que sublinhar que estamos a trabalhar com simulacros.

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 09:13

@arturcoelho GDPR? eu sei em portugal ninguem aplica leis, mas tenho quase a certeza que nõa se pode fazer, pelo menos sem autorização dos donos dos trabalhos, e a responsabilidade pode ser da escola. é melhor alguém confirmar, eu tenho ordens para nunca o fazer

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:18

@catarinac eu nas minhas peças entregues em tribunal tenho um parágrafo a dizer que não autorizo o tratamento das mesmas por IA/LLM, e que faço questão de exercer os meus direitos enquanto autor contra quem os violar, nomeadamente com essa finalidade. Os miúdos têm de começar a fazer o mesmo... Estão a imaginar uma base de dados com a letra do aluno? É que eu, que punha o meu nome completo e número de aluno no topo dos trabalhos, testes e exercícios porque os professores me pediam, tenho noção que uma tecnológica qualquer passa a poder criar uma base de dados que liga as duas coisas num só sítio... nem falo de a IA/LLM se alimentar com o conteúdo do trabalho para depois o poder vender ou "vomitar" a terceiros...

insistir @arturcoelho

=> More informations about this toot | More toots from jt_rebelo@ciberlandia.pt

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 09:31

@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho isso soa a encantamento mágico, tenho muitas dúvidas do valor legal disso.

É preciso não esquecer que a Lei já prevê a possibilidade de mineração e de texto e dados para fins de investigação, sem necessidade autorização.

=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 09:41

@DiogoConstantino sim, alimentar IA/LLM deve ser investigação. Entretanto não consigo tirar fotocópias integrais de livros esgotados em todo o lado por causa da SPA (ainda na Universidade precisei da autorização expressa de um Professor Catedrático de Coimbra para fotocopiar um livro que não tinha edições desde a década de 80 do século XX) a não ser num vão de escada.

Estão a investigar, que é como quem diz a roubar tudo e todos sem pagar o que devem para utilizar e vender a terceiros o que quiserem (no caso do ChatGPT, a 200 dólares o mês e a perder dinheiro ainda assim).

@catarinac @arturcoelho

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 10:23

@jt_rebelo estou contgo nesta, e neste caso, menores há o problema adicional de estarmos a decidir por eles sem lhes dar a opção de não estar envolvidos, e sem saber para que pode ser usada no futuro. Como disse, estou estritamente proibida de o fazer pela data protection officer da universidade @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 10:24

@catarinac diz-me que não estás em Portugal sem dizeres que não estás em Portugal.

@DiogoConstantino @arturcoelho

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 10:27

@jt_rebelo 😄 pois, mas isto foi um bom lembrete para falar com a directora da escola da criança, tal como não quero fotos não vou querer dados a alimentar LLMs, no minimo pedem autorização (que não dou) @DiogoConstantino @arturcoelho

Written by Artur Coelho on 2025-01-17 at 11:29

@catarinac também sejamos equilibrados. grande parte do meu trabalho como formador é despertar os meus colegas para as questões éticas e legais da IA. porque vão usar, já o estão a fazer. e confesso, o exemplo que eu te dei? faz para mim todo o sentido. tal como hoje não encontras nenhum docente que não atribua avaliações sem ter por base um registo em folha de cálculo com contabilização, pesos e ponderações por fórnula de cálculo, @jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-17 at 11:34

@arturcoelho neste ponto tenho mesmo ideia que não devemos facilitar, posso recomendar 2 livros: (aqui vai mesmo que não queiras 😄 )

Resisting AI de @ danmcquillan@kolektiva.social

e o mencionado no fundo desta pagina

https://blogs.lse.ac.uk/inequalities/2024/05/01/todays-colonial-data-grab-is-deepening-global-inequalities/

Mas sem duvida que estarem conscientes das regras e problemas legais é boa ideia, o resto tb seria, a exploração, o colonialismo, e os efeitos no clima

@jt_rebelo @DiogoConstantino

Written by marinheiro on 2025-01-17 at 14:31

@catarinac Também chateia-me que as queixas todas que se ouve enquanto aos LLM engolir tudo sem autorização sao motivados por direito de autor, enquanto conversas como esta tambẽm estão a ser engolidos e ninguém pia. Deveia ser possivel bloquear ao nivel técnico, mas também não devia ser permitido. @arturcoelho @jt_rebelo @DiogoConstantino

=> More informations about this toot | More toots from marinheiro@ciberlandia.pt

Toot

Written by Diogo Constantino on 2025-01-17 at 14:57

@marinheiro @catarinac @arturcoelho @jt_rebelo bloqueios podem sempre ser ultrapassados. Podem ajudar, mas por si só nunca resolvem.

Este não é um problema técnico. É um problema da sociedade e embora haja um papel para a técnica, nunca se resolve sem papéis pelo menos igualmente importantes da política e da educação.

=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt

Descendants

Written by João Tiago Rebelo on 2025-01-17 at 14:59

@DiogoConstantino isto, a 100% ⬆️ @marinheiro @catarinac @arturcoelho

Proxy Information
Original URL
gemini://mastogem.picasoft.net/thread/113844278423526804
Status Code
Success (20)
Meta
text/gemini
Capsule Response Time
312.016125 milliseconds
Gemini-to-HTML Time
4.575206 milliseconds

This content has been proxied by September (3851b).