Ao ver o entusiasmo com que os meus colegas aderem a ferramentas como o ChatGPT e o MagicSchool para automatizar o seu trabalho, fico a sentir-me convencido e arrogante, por achar que ainda consigo planificar aulas, avaliar alunos ou desenvolver atividades sem ter de perguntar à IA.
=> More informations about this toot | More toots from arturcoelho@masto.pt
@arturcoelho espero bem que não estejam a usar para corrigir coisas, cada vez percebo menos as pessoas
=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt
@catarinac Destranquiliza-te: estão. Mas nem estão a fazer a coisa mal, tenho uma colega de português que usa as capacidades do gpt para decifrar a letra manuscrita dos alunos. Algo que faz sentido.
O problema é quando se perde a noção das coisas. "Quem nunca quis conversar com Camões", ouvi ontem numa partilha de práticas. O projecto era chatbots a imitar figuras históricas para os miúdos interagirem. Por si só, boa ideia, mas há que sublinhar que estamos a trabalhar com simulacros.
@arturcoelho GDPR? eu sei em portugal ninguem aplica leis, mas tenho quase a certeza que nõa se pode fazer, pelo menos sem autorização dos donos dos trabalhos, e a responsabilidade pode ser da escola. é melhor alguém confirmar, eu tenho ordens para nunca o fazer
@catarinac eu nas minhas peças entregues em tribunal tenho um parágrafo a dizer que não autorizo o tratamento das mesmas por IA/LLM, e que faço questão de exercer os meus direitos enquanto autor contra quem os violar, nomeadamente com essa finalidade. Os miúdos têm de começar a fazer o mesmo... Estão a imaginar uma base de dados com a letra do aluno? É que eu, que punha o meu nome completo e número de aluno no topo dos trabalhos, testes e exercícios porque os professores me pediam, tenho noção que uma tecnológica qualquer passa a poder criar uma base de dados que liga as duas coisas num só sítio... nem falo de a IA/LLM se alimentar com o conteúdo do trabalho para depois o poder vender ou "vomitar" a terceiros...
insistir @arturcoelho
=> More informations about this toot | More toots from jt_rebelo@ciberlandia.pt
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho isso soa a encantamento mágico, tenho muitas dúvidas do valor legal disso.
É preciso não esquecer que a Lei já prevê a possibilidade de mineração e de texto e dados para fins de investigação, sem necessidade autorização.
=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt
@DiogoConstantino sim, alimentar IA/LLM deve ser investigação. Entretanto não consigo tirar fotocópias integrais de livros esgotados em todo o lado por causa da SPA (ainda na Universidade precisei da autorização expressa de um Professor Catedrático de Coimbra para fotocopiar um livro que não tinha edições desde a década de 80 do século XX) a não ser num vão de escada.
Estão a investigar, que é como quem diz a roubar tudo e todos sem pagar o que devem para utilizar e vender a terceiros o que quiserem (no caso do ChatGPT, a 200 dólares o mês e a perder dinheiro ainda assim).
@catarinac @arturcoelho
@jt_rebelo estou contgo nesta, e neste caso, menores há o problema adicional de estarmos a decidir por eles sem lhes dar a opção de não estar envolvidos, e sem saber para que pode ser usada no futuro. Como disse, estou estritamente proibida de o fazer pela data protection officer da universidade @DiogoConstantino @arturcoelho
@catarinac diz-me que não estás em Portugal sem dizeres que não estás em Portugal.
@DiogoConstantino @arturcoelho
@jt_rebelo 😄 pois, mas isto foi um bom lembrete para falar com a directora da escola da criança, tal como não quero fotos não vou querer dados a alimentar LLMs, no minimo pedem autorização (que não dou) @DiogoConstantino @arturcoelho
Para assustar toda a gente, passou pela minha TL há pouco:
https://fedihum.org/@lavaeolus/113842459724961937
@catarinac @DiogoConstantino @arturcoelho
@jt_rebelo @catarinac @DiogoConstantino @arturcoelho chalupas a usarem a Anne para distorcer a história é mesmo o fundo do fundo
=> More informations about this toot | More toots from bklisboa@masto.pt
Ai, que vou provocar-vos chiliques. usar chatbots a simular personagens históricas é uma prática pedagógica bastante normalizada.
Ontem, por Leiria, numa paritlha de práticas organizada pela Direção Geral de Educação (link: https://www.facebook.com/photo?fbid=10234115693689900&set=pcb.10234115701250089 eu sei, fb, mas no meu mundo, enraizou-se).
@bklisboa @jt_rebelo @catarinac @DiogoConstantino
@arturcoelho mas as pessoas sabem que eles mentem e inventam a brava certo? não é uma enciclopedia com voz @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@catarinac não, não sabem. a esmagadora maioria das formações para docentes que há por aí estão focadas no mero uso acéfalo de ferramentas.nem os formadores que as dão têm, na sua maioria, capacidade intelectual para o fazer (estou a soar arrogante, lamento). é por isso que, nas que estou envolvido:
(é a quarta turma que lecciono, junto com um colega, a formação é a quatro mãos, esta turma com 60 formandos).
@bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@arturcoelho é semelhante noutros lados, mais uma pessoa que me diga que é como a calculadora já só com um "pois, se queres mesmo acreditar nisso", há outro podcast que te pode interessar, ainda não ouvi tudo,
https://shows.acast.com/the-data-fix
@bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@catarinac sim, essa da calculadora... e a outra metáfora, "ah, quando apareceu a máquina fotográfica..." @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@arturcoelho essa ainda não ouvi 😄 @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@catarinac essa vem dos lados da malta da "a IA é arte". @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
@arturcoelho ah, sim, tal como a cama da Tracey Emin @bklisboa @jt_rebelo @DiogoConstantino
=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt This content has been proxied by September (3851b).Proxy Information
text/gemini