Ao ver o entusiasmo com que os meus colegas aderem a ferramentas como o ChatGPT e o MagicSchool para automatizar o seu trabalho, fico a sentir-me convencido e arrogante, por achar que ainda consigo planificar aulas, avaliar alunos ou desenvolver atividades sem ter de perguntar à IA.
=> More informations about this toot | More toots from arturcoelho@masto.pt
@arturcoelho espero bem que não estejam a usar para corrigir coisas, cada vez percebo menos as pessoas
=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt
@catarinac Destranquiliza-te: estão. Mas nem estão a fazer a coisa mal, tenho uma colega de português que usa as capacidades do gpt para decifrar a letra manuscrita dos alunos. Algo que faz sentido.
O problema é quando se perde a noção das coisas. "Quem nunca quis conversar com Camões", ouvi ontem numa partilha de práticas. O projecto era chatbots a imitar figuras históricas para os miúdos interagirem. Por si só, boa ideia, mas há que sublinhar que estamos a trabalhar com simulacros.
=> More informations about this toot | More toots from arturcoelho@masto.pt
@arturcoelho GDPR? eu sei em portugal ninguem aplica leis, mas tenho quase a certeza que nõa se pode fazer, pelo menos sem autorização dos donos dos trabalhos, e a responsabilidade pode ser da escola. é melhor alguém confirmar, eu tenho ordens para nunca o fazer
=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt
@catarinac eu nas minhas peças entregues em tribunal tenho um parágrafo a dizer que não autorizo o tratamento das mesmas por IA/LLM, e que faço questão de exercer os meus direitos enquanto autor contra quem os violar, nomeadamente com essa finalidade. Os miúdos têm de começar a fazer o mesmo... Estão a imaginar uma base de dados com a letra do aluno? É que eu, que punha o meu nome completo e número de aluno no topo dos trabalhos, testes e exercícios porque os professores me pediam, tenho noção que uma tecnológica qualquer passa a poder criar uma base de dados que liga as duas coisas num só sítio... nem falo de a IA/LLM se alimentar com o conteúdo do trabalho para depois o poder vender ou "vomitar" a terceiros...
insistir @arturcoelho
=> More informations about this toot | More toots from jt_rebelo@ciberlandia.pt
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho isso soa a encantamento mágico, tenho muitas dúvidas do valor legal disso.
É preciso não esquecer que a Lei já prevê a possibilidade de mineração e de texto e dados para fins de investigação, sem necessidade autorização.
=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt
@DiogoConstantino sim, alimentar IA/LLM deve ser investigação. Entretanto não consigo tirar fotocópias integrais de livros esgotados em todo o lado por causa da SPA (ainda na Universidade precisei da autorização expressa de um Professor Catedrático de Coimbra para fotocopiar um livro que não tinha edições desde a década de 80 do século XX) a não ser num vão de escada.
Estão a investigar, que é como quem diz a roubar tudo e todos sem pagar o que devem para utilizar e vender a terceiros o que quiserem (no caso do ChatGPT, a 200 dólares o mês e a perder dinheiro ainda assim).
@catarinac @arturcoelho
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho a culpa não é da SPA, é da reprografia.
Note-se que permitir mineração de dados e texto, para fins de investigação, não significa que depois usar para fins comerciais seja legal.
=> More informations about this toot | More toots from DiogoConstantino@masto.pt
@DiogoConstantino a culpa é da SPA, que imprimiu a ideia que há um limite à reprodução de livros protegidos por direito de autor. Vai a qualquer reprografia digna desse nome (não de vão de escada) e verás um anúncio, maior ou menor, com os "Dez Mandamentos" da SPA (ipsis verbis, mesmo sem referências à SPA) sobre os limites à reprodução de livros. Se tivesse mais tempo hoje até deixava aqui pelo menos 5 fotografias de diferentes reprografias. E possivelmente trazia 5 relatos diferentes de "fiscalizações" da SPA, qual polícia económica.
@catarinac @arturcoelho
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho para mim a culpa é também de quem come merda e pede mais, que é o que as reprografias fazem. Toda a gente já viu isso, mas isso não me faz pensar menos que quem nas reprografias aceita isso tem um cérebro.
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho eu odeio a SPA, mas também não gosto dos esbirros.
@jt_rebelo @catarinac @arturcoelho já agora, eu também odeio profundamente a GDA (artistas), a APEL (editores e livreiros), etc...
E sinto o mesmo por todos os que são seus membros/clientes. Um ódio e desprezo profundo, que passa por desejar o falhando catastrófico dos seus negócios (incluindo os grupos de média que deles fazem parte e os seus OCS).
@DiogoConstantino um amigo faz questão de, para fins de investigação, obter as obras desses todos. Se não forem associados, faz um esforço para comprar.
@catarinac @arturcoelho
=> More informations about this toot | More toots from jt_rebelo@ciberlandia.pt This content has been proxied by September (3851b).Proxy Information
text/gemini