Ancestors

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 09:58

Ainda há pouco tempo se discutia aguerridamente se Portugal era ou não um país racista.

Essa discussão é agora obsoleta.

Ostentam-se com cada vez mais orgulho as considerações xenófobas e racistas. Arranjar motivos nem sequer é difícil, já não é preciso citar o CHEGA, porque o Governo assumiu o mesmo discurso de descontrolo e perigosidade da imigração pele-escura. Alimentar o medo e o sentimento de insegurança é uma das estratégias mais efetivas para manter partidos de direita no poder.

1/

=> More informations about this toot | More toots from catiafilipe@masto.pt

A tendência geral é o retorno ao obscurantismo:

A mulher como “pilar da família”, de volta aos tachos e à submissão. A opressão da comunidade LGBTQIA+ e a negação da sua legitimidade. O ceticismo relativamente à medicina e à ciência. A cedência aos instintos primários de agressividade e de pertença grupal, em que se rejeita e combate tudo o que é diferente ou externo ao nosso grupo ou cultura.

2/

Em 2023, os crimes mais cometidos em Portugal foram de Violência doméstica e condução sob o efeito de álcool. Nenhuma destas duas coisas está no foco do debate público.

Combatemos fantasmas e alimentamos percepções fantasiosas na cabeça das pessoas.

Dispersamos do essencial e necessário: integração. Investimento público. Melhoria do sistema educativo. Diminuição das assimetrias sociais. Igualdade de oportunidades.

3/

Toot

Acredito que a maioria das pessoas irá cair em si e perceber o buraco para o qual está a ser arrastada.

O problema é quando. Quanto tempo vai demorar e que consequências iremos sofrer.

Falando mal mas não arranjando melhor expressão, sei que vai ser preciso comer merda para saber que é merda. Mas quando chegar esse insight, não sei o que resta.

4/4

Descendants

Written by Telmo 🦕 on 2025-01-16 at 10:27

@catiafilipe Isto é cíclico. Caminhamos de volta ao buraco, de onde depois havemos (ou gerações seguintes haverão) de sair. É muito frustrante não sabermos quebrar esta “máquina”

=> More informations about this toot | More toots from OnceUponAGoblin@masto.pt

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 11:57

@OnceUponAGoblin vivemos na ilusão do progresso civilizacional: achamos que somos seres muito mais evoluídos do que há séculos atrás. Mas continuamos a ser os mesmos homo sapiens sapiens, a cair nas mesmos buracos.

Written by Nelson on 2025-01-16 at 14:13

@catiafilipe O conceito de progresso e não regressão era algo que acreditava quando cresci.

Já perdi há muito essa ingenuidade. A minha preocupação é como evitar a regressão de direitos. Existe uma guerra de propaganda que foi perdida para extrema-direita

@OnceUponAGoblin

=> More informations about this toot | More toots from nelsonavatar@masto.pt

Written by Snowgaze ❄️:cravo: on 2025-01-16 at 15:17

@nelsonavatar @catiafilipe neste momento tens o exemplo crasso dos problemas das urgências,

e a atenção a ser desviada para o racismo. Como se o racismo substituísse profissionais de saúde. @OnceUponAGoblin

=> More informations about this toot | More toots from snowgaze@masto.pt

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 15:33

@nelsonavatar @snowgaze @OnceUponAGoblin problemas temos muitos mas convém desviar atenções para as narrativas que interessam a determinadas facções políticas.

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 15:31

@OnceUponAGoblin @nelsonavatar tal e qual, estou no mesmo ponto. O trauma das duas guerras mundiais enviou a xenofobia, o nacionalismo e o misticismo para a caverna durante umas décadas. Mas foi temporário, pois a memória experiencial desvaneceu-se e ficam apenas os livros de história, cuja narrativa vai ser cada vez mais posta em causa.

Agora já há novamente terreno fértil para as monstruosidades saírem do buraco e voltarem para nos ensombrar.

Written by Telmo 🦕 on 2025-01-16 at 15:33

@catiafilipe @nelsonavatar isto é só um grão no todo, um pormenor, mas andamos há décadas com o ensino a ter aulas de história onde nunca se chega ao fim do programa (século xx). A ignorância é transversal e terreno fértil para o que estar dele a brotar

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 15:34

@OnceUponAGoblin @nelsonavatar eu sou suspeita nesse assunto porque eu acho que a disciplina de história devia ser obrigatória até ao 12° ano, pois o pensamento crítico só se desenvolve verdadeiramente ao longo do ensino secundário.

Written by Telmo 🦕 on 2025-01-16 at 15:37

@catiafilipe @nelsonavatar história e filosofia, completamente de acordo

Written by Catia Filipe on 2025-01-16 at 15:37

@nelsonavatar @OnceUponAGoblin sei a diferença que fez para mim. Lembro-me de estudar o Maccartismo e de pensar o quanto a demonizacao dos comunistas nos EUA me soava disparatada. Vejo tudo outra vez a acontecer, e em pior.

A nossa grande esperança é a educação. O que me assusta face ao desinvestimento na educação, especialmente porque queremos forma “máquinas laborais” e não cidadãos capazes de exercer em consciência os seus direitos e deveres

Proxy Information
Original URL
gemini://mastogem.picasoft.net/thread/113837441361958513
Status Code
Success (20)
Meta
text/gemini
Capsule Response Time
297.299461 milliseconds
Gemini-to-HTML Time
4.119953 milliseconds

This content has been proxied by September (3851b).