Ancestors

Toot

Written by marinheiro on 2025-01-13 at 17:56

É normal as companhias (pe. seguros) pedirem uma fotocópia do cartão de cidadão por email? Ainda não há problemas com roubo de identidade em Portugal?

=> More informations about this toot | More toots from marinheiro@ciberlandia.pt

Descendants

Written by marado on 2025-01-13 at 18:19

@marinheiro infelizmente é prática comum. Já emails assinados ou cifrados, nem vê-los.

=> More informations about this toot | More toots from marado@ciberlandia.pt

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 18:43

@marado @marinheiro

Quando me pedem isso, costumo editar a imagem colocando "CÓPIA" por cima, em letras vermelhas. Não tem qualquer utilidade, a não ser mostrar a quem a recebe que o pedido não faz sentido 🙂 Se me pedem frente e verso, costumo também apagar os números desnecessários como o da Segurança Social e Utente de Saúde, se não for para algo relacionado.

Sobre o assunto:

https://www.idealista.pt/news/financas/economia/2023/11/27/60073-cartao-de-cidadao-o-que-fazer-se-te-pedirem-uma-copia-do-documento

=> More informations about this toot | More toots from ammdias@masto.pt

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 18:48

@marado @marinheiro

Já agora, disse acima que não faz sentido porque enviar a cópia do CC não identifica ninguém, apenas revela que quem enviou possui uma imagem de um certo cartão de cidadão (que até pode ser totalmente fabricada!). A forma correta de identificar alguém com o cartão de cidadão à distância é pedir-lhe que devolva, assinado digitalmente com o CC, um documento enviado previamente.

Written by marinheiro on 2025-01-13 at 20:09

@ammdias Pois, e a possibilidade de alguem ter uma tal imagem aumenta muito quando há cópias nos discos de não sei quantas companhias... @marado

=> More informations about this toot | More toots from marinheiro@ciberlandia.pt

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 20:13

@marinheiro @marado

Exatamente!

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 20:16

@marinheiro @marado

Ocorreu-me agora que o que se pode fazer é enviar a cópia do CC em PDF, assinado digitalmente com o próprio cartão e com o carimbo da assinatura a cobrir parcialmente a(s) imagem(s). Serve o propósito de tornar um pouco mais difícil a utilização da imagem do CC para outros fins e, colocando o propósito da assinatura no comentário, faz com que o próprio documento só sirva mesmo para o fim proposto.

Written by marinheiro on 2025-01-13 at 20:20

@ammdias e na prática, vou ter a paciência para fazer isso? Não sei, só se teria que fazer uma vez, não é? @marado

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 20:23

@marinheiro @marado

A assinatura digital teria que ser feita de cada vez que fosse preciso enviar mas, tendo o documento com a cópia do CC já feito, também não é difícil. Eu tenho uns PNG da frente e verso do cartão no meu disco, para quando é preciso, se calhar vou fazer um PDF já para isso, embora não preveja necessitar dele nos tempos mais próximos 🙂

Written by marinheiro on 2025-01-13 at 20:23

@ammdias Além de mais, desconfio que quem pede uma imagem é capaz de queixar-se que a imagem não está limpa e pedir outra... :blob_clown: @marado

Written by António Manuel Dias on 2025-01-13 at 20:25

@marinheiro @marado

Já me aconteceu uma vez, por causa das letras vermelhas com "CÓPIA", mas tive que lhes dizer que não podia enviar-lhes uma imagem limpa porque não confiava na sua capacidade de a guardar.

Written by vascorsd on 2025-01-13 at 21:35

@marinheiro é uma irritação constante que tenho em muitas coisas sempre que pedem algo assim pelo email. É ridiculo. Normalmente contratos de casa, bancos e merdas assim. Começar a pedir os deles também. Nota-se que é gente em todos os níveis que percebem cú de como funciona a tech e computadores.

=> More informations about this toot | More toots from vascorsd@mastodon.social

Proxy Information
Original URL
gemini://mastogem.picasoft.net/thread/113822336118339995
Status Code
Success (20)
Meta
text/gemini
Capsule Response Time
328.849003 milliseconds
Gemini-to-HTML Time
5.020805 milliseconds

This content has been proxied by September (ba2dc).