Ancestors

Toot

Written by Nelson on 2025-01-12 at 20:29

(1-2) Este filme é um autêntico banho de realidade cobrindo a vida de um imigrante da Guiné em Paris onde trabalha como estafeta de comida, enquanto espera o resultado de um pedido de asilo.

Vemos a dureza do trabalho diário, o perigo de acidentes, exploração de redes e as condições de alojamento sobrelotado. Sentimos que facilmente podemos transpor para a realidade portuguesa onde este tipo de atividade explodiu junto de imigrantes recém-chegados

https://www.youtube.com/watch?v=YIOrGS9mCfU

=> More informations about this toot | More toots from nelsonavatar@masto.pt

Descendants

Written by Nelson on 2025-01-12 at 20:31

(2-2) Por vezes penso neste tipo de profissões e como na prática estamos a criar mais uma classe na base para ser explorada e se os restantes ficam mais confortáveis existindo agora um nível mais abaixo. Não pode ser isto o que queremos da sociedade.

Por curiosidade o filme acaba por refletir a realidade do ator Abou Sangaré ele próprio um imigrante da Guiné. É um pouco como se estivesse a contar a sua própria história

https://www.euronews.com/culture/2024/10/14/why-is-guinean-film-star-abou-sangares-story-bringing-french-division-over-immigration-to-

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-12 at 20:36

@nelsonavatar isto foi mais uma treta que importas dos eu (não do mexico) a ideia das gorjetas, é que depois de saber o quanto ganham e a pressão para dar gorjeta da aplicacão, depois de já teres pago pelo transporte é uma treta. Acho que já nnao consigo ver estes filmes, é tudo demasiado triste

=> More informations about this toot | More toots from catarinac@masto.pt

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-12 at 20:36

@nelsonavatar este tipo de contrato nem devia ser permitido

Written by Nelson on 2025-01-12 at 20:46

@catarinac O filme é muito duro. É por isso que digo que é um banho de realidade. Os últimos 10 minutos do filme na entrevista com uma funcionária que decide a concessão de asilos é uma cena que puxa inevitavelmente lágrimas nos olhos (reparei no cinema em algumas pessoas). Eu vim de familias imigrantes pobres, senti muito este filme

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-12 at 21:04

@nelsonavatar o trailer lembou-me aquele do rapaz que acabou por tentar ir a nado de frança para o Uk, esqueci-me do nome, gostei bastante, mas agora acho que não conseguia ver outra vez

Written by Nelson on 2025-01-12 at 22:03

@catarinac Lembro-me tão bem desse filme apesar de ser de 2009. Era o "Welcome".

Fico com pena com a dificuldade que é obter estes filmes para serem revistos atualmente. Estive a confirmar no JustWatch e não está em nenhuma plataforma de streaming. Tem de ser à moda antiga🫣

https://www.youtube.com/watch?v=TQIGBxjJE_w

Written by Catarina :mastodon_oops: on 2025-01-13 at 08:27

@nelsonavatar é mesmo esse, triste esse, é que há aqueles manhosos americanos que estão sempre em todo lado e não prestam para nada. Acho que até vi no cinema

Written by bossito 🇪🇺 on 2025-01-13 at 04:28

@nelsonavatar por outro lado sem estes trabalhos não haveria lugar para os imigrantes. A imigração perpetua a pobreza na Europa. Os países que estiveram mais perto de erradicar a pobreza (escandinavos) deixaram de estar graças a sucessivas ondas migratórios e a sua mão de obra barata e necessariamente pobre. Mas tudo é relativo, e ser pobre na Europa continua a ser muito melhor do que ser pobre na Guiné.

=> More informations about this toot | More toots from bossito@mastodon.social

Written by Nelson on 2025-01-13 at 08:28

@bossito Não tenho uma opinião fechada sobre o assunto. Para mim é diferente uma profissão que as pessoas não gostam mas é necessária como por exemplo construção civil, de outras que soam economia de biscate (entregas). No 1º caso é mais fácil ter salários mais dignos. Para mim profissões como empregada domestica interna também preferia que desaparecessem. Mas países como Portugal com a baixa natalidade de há 20-30 anos precisam de imigrantes mesmo para profissões mais normais.

Written by bossito 🇪🇺 on 2025-01-13 at 19:37

@nelsonavatar claro que estou a simplificar um pouco, mas o efeito de baixar o custo da mão de obra é real apesar de ser tabu falar disto à esquerda, quando devia ser a esquerda a falar disto precisamente.

=> More informations about this toot | More toots from bossito@mastodon.social

Written by Nelson on 2025-01-13 at 19:45

@bossito não é um assunto fácil, mas tal muitas vezes acontece porque o patrão está numa posição de poder mais desequilibrada, muitas vezes acentuada pelo facto dos imigrantes poderem não ter uma situação de permanência no país regularizada

Mas em areas como construção civil muito carentes de mão-de-obra não existe razão para exploração de salários.

Proxy Information
Original URL
gemini://mastogem.picasoft.net/thread/113817275003460782
Status Code
Success (20)
Meta
text/gemini
Capsule Response Time
292.325169 milliseconds
Gemini-to-HTML Time
2.487238 milliseconds

This content has been proxied by September (ba2dc).