Já vi vários toots em que as pessoas lamentam não conseguir parar pra ler (ou questionam a importância de) obras do Marx/Engels/Lênin e essa galerinha que deu sentido ao que hoje chamamos de esquerda e de militância. Então segue o 🧶 com algumas (breves) reflexões:
=> More informations about this toot | More toots from gabrielaaguiar@masto.donte.com.br
Vou pegar O Capital como exemplo. Esse não é um livro de literatura que basta você abrir, ler e em algum momento as coisas vão fazer sentido. É uma obra de análise/reflexão teórica que tá dialogando com um contexto e autores específicos
=> More informations about this toot | More toots from gabrielaaguiar@masto.donte.com.br
Se você é, por exemplo, formado em ciência da computação e não tá familiarizado com certas discussões teóricas/acadêmicas das ciências humanas, é claro que nada vai fazer sentido a priori. Ainda que você tenha assistido muitos vídeos de influencers de esquerda
No meu entendimento, esse tipo de obra teórica a gente usa como uma ferramenta, ou seja, eu tenho uma noção geral de como funciona essa ferramenta e quando eu precisar eu vou lá e uso a ferramenta. Se eu não tô precisando, então deixo lá guardada.
Dito isso, esse tipo de obra fornece conceitos/análises (ferramentas) que a gente consulta quando estiver precisando. Ou seja, você não vai ler O Capital todo de uma vez numa sentada como se fosse uma literatura pra passar o tempo (a não ser que você esteja muito interessado e com tempo livre)
Mas como ter uma noção geral do livro sem ter lido ele, Gabriela?! É simples: basta ler artigos/livros de outras pessoas que já leram e tão fazendo uma resenha da obra toda ou explicando um conceito específico ou falando do contexto que a obra foi escrita e os autores que a obra dialoga
E qual o princípio básico que temos que seguir ao escrever um artigo/livro acadêmico? Se você faz uma citação, então precisa colocar a referência de onde você tirou aquela citação. Assim, ao ler um texto que autor X escreveu sobre O Capital e esse autor X faz referência ao capítulo 5 do volume 2 na página 68 e essa citação te interessou, e só você ir na obra original pra conferir melhor o contexto dessa citação
Também é importante ler quem escreveu criticando esses autores, se você quer estimular seu pensamento crítico. Ler só quem fala bem e passa pano pro autor deixa tudo muito "enviesado" e não abre espaço pra sua reflexão própria porque se você já gosta do assunto/autor é mais fácil de sair concordando com tudo
Por fim, outro dia comentei por aqui sobre quando li os 4 primeiros capítulos do volume 1 do Capital pra uma disciplina, e achei muito interessante porque o Marx usa a indústria têxtil da época como exemplo pra muitas coisas. E a análise que ele fez ainda serve pra pensar a indústria da moda atualmente
Mas o que não destaquei nesse toot, é que eu entendi esses capítulos e consegui fazer esse paralelo por alguns motivos: 1º que eu sou formada e moda e trabalhei na área; 2º ele trata de conceitos como fetichização da mercadoria que eu já conhecia pois usei esse conceito no meu TCC da moda;
3º são capítulos que li pra uma aula específica sobre esses 4 capítulos (e algumas outras coisas sobre Marx), ou seja, ainda tive mais informações e discussões em aula depois da minha leitura, pra ajudar a assimilar melhor as ideias
Tudo isso pra dizer que você que se diz de esquerda e lamenta (ou questiona) sobre ler fulaninho XYZ, perceber que não tem problema algum você ler textos que outras pessoas escreveram sobre a obra original que você queria ler, em vez de você encarar o original de primeira e isso também te ajuda a entender se fulaninho XYZ realmente ainda é relevante ser estudado ou se as pessoas que exageram no hype
Pra finalizar de verdade: não acho um bom caminho criticar a relevância de autor fulaninho XYZ que tá há 70, 100, 200 anos sendo estudado (com pessoas de diversas áreas criticando e defendendo) se tudo que você sabe sobre autor fulaninho XYZ é o que você viu/ouviu a partir de influencers que chegaram ontem na fila do pão.
E talvez você nem gosta tanto assim desses influencers mas tá misturando coisas na sua cabeça (tipo associar problemas da esquerda brasileira atual ou o fato de você ter ranço de influencer JKL com ser ou não relevante estudar Marx).
=> More informations about this toot | More toots from gabrielaaguiar@masto.donte.com.br This content has been proxied by September (ba2dc).Proxy Information
text/gemini