A política e a ilusão dos “grandes homens”
Nos últimos anos o jornalismo adotou a postura de noticiar a política como se fosse um esporte, ou entretenimento, mudando o foco de como a política afeta os cidadãos para como se dá a disputa entre os atores políticos. Já falei sobre como isso alimenta a antipolítica e é perigoso para uma democracia. Mas, parece que essa mudança não afetou apenas a mídia, mas as próprias instituições políticas, como partidos e movimentos sociais que, cada vez mais, pensam a política como resultado da ação de “grandes homens”, relegando o povo à posição de massa de manobra.
Ler mais
=> More informations about this toot | View the thread
O que o Brasil deve demandar da China?
2025 é o ano em que Elias Jabbour voltou para o Brasil, e voltou a poder falar de política economia. Com isso, a provocação dele de que o Brasil é muito pouco estratégico na construção de acordos com a China volta a circular, e esta publicação tenta explorar algumas possibilidades.
A lógica da “cooperação ganha-ganha”
A China repete constantemente o jargão “cooperação […]
Ler mais
=> More informations about this toot | View the thread
O que mudou em 2013?
Eu gosto de dizer que, sem 2013 não haveria 2016 e a estratégia petista de conciliação com o PMDB e outros partidos do Arenão, teria mais vários anos de sobrevida. Mas isso tem pouco a ver com as revoltas serem uma “conspiração da”revolução colorida” engendrada pela CIA ou uma armadilha da extrema direita. Tem mais a ver com 2013 ser um terremoto, que mudou de lugar s placas tectônicas sobre as quais se assenta a política nacional.
Ler mais
=> More informations about this toot | View the thread
=> This profile with reblog | Go to blog@subversida.de account This content has been proxied by September (3851b).Proxy Information
text/gemini